Anúncios

Pesquisadoras falam sobre Jornalismo Cultural‏

Por José Salvador Faro

O jornalismo cultural parece estar vivendo uma fase explosiva de informações que circulam na rede em blogs, sites etc, além da dinâmica própria dos cadernos e seções dos veículos impressos. Disso resulta a impressão de que a riqueza do gênero vem sendo otimizada e que a circulação de notícias sobre cultura atinge um público bastante amplo, fato que corresponde a uma certa idealização que sempre caracterizou as formulações teóricas sobre o caráter democrático e humanista que suas interpretações recebem.

No entanto, percebo uma mudança fundamental nas características do gênero: ao contrário do que ocorreu em outras conjunturas de hegemonia dos segundos cadernos e dos suplementos – quando o jornalismo cultural era uma instituição agregadora e nucleadora de correntes de opinião na área das Artes, da Filosofia e da Sociologia (para ficarmos restritos a três campos que sempre povoaram as páginas daqueles veículos), a volatilidade da informação digital pode ter reforçado – e eventualmente ampliado – uma propensão à prestação de serviços informativos em substituição da análise e da crítica. Isso é verdade? Quero dizer: a explosão das informações, como disse alguém, pode estar levando a uma “implosão de significados” da qual decorre uma inibição já na formulação do pensamento analítico dos leitores?

Estou submetendo essas questões à reflexão de algumas pesquisadoras que têm no jornalismo em geral – e no Jornalismo Cultural em particular – o foco de seus estudos. A intenção é reunir um conjunto de depoimentos que contribuam para jogar luz sobre as tendências do gênero e, com isso, permitam entendê-lo mais plenamente.

A primeira entrevista foi feita com a Professora Sylvia Moretzsohn, da Universidade Federal Fluminense (leia aqui). As demais serão publicadas nas próximas postagens. Os interessados em participar do debate podem enviar sua contribuição para forum@jsfaro.net.

Anúncios

Tags:

Categorias: Metalinguagem

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: