Anúncios

Vai no Bixiga pra Ver!

Por Thaís Teles

Uma escadaria em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, o vai e vem das pessoas dará lugar à magia teatral encenada pelo Forte Casa Teatro. No próximo domingo, 25 de julho, o grupo dará início ao projeto Vizinhanças na Escadaria do Bixiga.  A idéia é democratizar o acesso à cultura no bairro e valorizar a arte de rua, para tanto, todo último domingo do mês atividades de teatro, dança, música ou oficinas ocorrerão no local.

Criado em 2002, o Forte Teatro Casa nasceu no tradicional bairro paulista. O grupo tem como fundamento projetar e explorar a arte de interpretar em diversos cantos da cidade, além de promover encontros cujo intuito é contribuir para o crescimento teatral na capital paulistana, como o projeto Sexta Básica, realizado em 2003 e que tinha como proposta  reunir grupos experimentais, apresentar de espetáculos e desenvolver com os membros ciclo de debates.

O Forte drá início à Ocupação da Escadaria do Bixiga com o “Vai no Bixiga pra Ver” encenando “Arapucaia”, de Bertold Brecht. A peça narra a história de três criminosos: Lucrécia Gavetão e seus dois filhos, Sem Eira e Nem Beira, que, perdidos no meio do nada, fugindo da polícia e sem ter para onde ir resolvem fundar a cidade dos prazeres: Arapucaia. Esta cidade é um suposto paraíso terrestre, um lugar onde os homens, cansados de tanto trabalhar, podem desfrutar dos prazeres que o dinheiro pode pagar. Segundo o grupo, “a adaptação surgiu pela necessidade de aproximar o universo e a linguagem do texto ao nosso mundo de hoje. Portanto, Arapucaia surge para tratar das mesmas questões, com personagens similares, situações análogas, mas num universo mais brasileiro, no século XXI. A encenação tem como eixo central a linguagem de máscaras”.

Toda vida do espetáculo resulta de um trabalho intenso de pesquisa e entrelaçamento do teatro popular e o teatro de máscaras, principalmente às estéticas e desenhos ligados à Commedia dell’Arte. O objetivo é dar ao ator a possibilidade de explorar ao máximo suas possibilidades de inovação e tipos sociais, e, simultaneamente, dar ao texto uma simplicidade requintada. É o obsoleto inovando a contemporaneidade.

Cansou de imaginar como pode ser um espetáculo assim? Então levante e “Vai no Bixiga pra Ver”. Bom espetáculo!

Serviço: Dia 25 de julho ás 15 horas na Escadaria do Bixiga, em frente à  do Praça Dom Orione (altura do n° 800 da Rua 13 de Maio). Grátis.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Atena, Teatro

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: