Anúncios

Estrogonofe

Por Diogo Leite

A mistura entre carne vermelha e leite existe desde a Idade Média e sempre um causou certa polêmica.  Na religião judaica, a Torá (textos centrais para o judaísmo) afirma que: “ Não cozerás um cabrito no leite de sua mãe”, ou seja, é proibido a ingestação de carne com leite.

Os mais velhos costumam dizer que faz mal a ingestão de carne com leite. De fato, no aspecto nutricional o cálcio contido no leite prejudica a aborção do ferro da carne, mas isso não deve ser cumprido à risca, porque dessa forma não poderemos mais comer o famoso cheese queijo ou qualquer sanduíche com carne e queijo. Um prato que a maioria das pessoas não lembra que é misturado carne e leite é o estrogonofe, o leite em questão é originário do creme de leite.

Esse mistura era servido em jantares requintados para os czares da Rússia com o nome de Stroganov , chegou a França através dos nobres que fugiam da Revolução Bolchevista de 1917. Em Paris no restaurante Maxim´s era servido como prato requintado. A fama desse prato só iria acontecer, depois que os americanos o conheceram na China.

O prato teria sido inventado por cozinheiros do conde russo Serguei Stroganov, a receita original era composta por pedaços de carne bovina empanados, mostarda e caldo de legumes, ao final do cozimento era acrescentado o creme de leite azedo. Muitos anos depois, foi acrescentado a batata palha.

Quando a receita chegou em Paris, sofreu um reformulação, ao invés de cubos, os franceses mudaram para o formato do corte para tiras ou iscas e a carne usada foi o filé mignon, também foi acrescentado champignons, páprica e pepino em conserva.

Na Suécia ao invés de carne bovina, usa-se lingüiça típica, os americanos comem com macarrão. Quando chegou ao Brasil, pelos portugueses, foi acrescentado a receita, ketchup e molho inglês, variamos ainda com carne frango, soja, frutos do mar, como camarão, sempre acompanhado com arroz branquinho. Há variações doces também, com chocolate e  morangos.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Atena, Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: