Anúncios

Os Melhores Filmes de Pedro Almodóvar

 

Por Marjorie Okuyama

O cineasta espanhol, Pedro Almodóvar, ao longo de sua carreira dirigiu inúmeros filmes e foi indicado diversas vezes ao Oscar. Em 2003, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original por “Hable com Ella (Fale com ela)” um de seus filmes mais comentado e considerado por muitos críticos de cinema, a sua melhor produção. Ele foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor por “Fale com ela”.

Eleger o melhor filme de Pedro Almodóvar é difícil uma vez que cada enredo traz uma abordagem diferente sobre diversos temas, porém a temática da sexualidade é abordada de forma explícita em grande parte de suas produções. O filme “Fale com ela” (Hable com Ella, 2002) ganha destaque não só pelo fato das protagonistas estarem em coma ao longo do filme. Este romance não-linear é diferente daqueles que estamos acostumados trata-se de uma história de amizade, solidariedade, ternura e loucura. No trailer  não há nenhum diálogo, apenas uma música provocante e imagens sedutoras. Os protagonistas da história são Marco (Dario Grandinetti) e Benigno (Javier Cámara) que acabam se conhecendo no hospital onde suas amadas estão internadas e tornam-se grandes amigos, porém cada um tem uma concepção diferente em relação aos seus sentimentos pelas amadas. Enquanto o enfermeiro Benigno sente um amor platônico por Alicia (Leonor Watling), Marco não sabe como lidar com seus sentimentos em relação a Lydia (Rosário Flores) após o acidente. Então, Benigno aconselha Marco a fazer o mesmo que ele faz com Alicia todos os dias: falar com ela. As imagens, as falas minuciosas, as cenas detalhadas e a música do brasileiro Caetano Veloso fazem desse filme um dos mais marcantes de Pedro Almodóvar.

Passando para 1988, temos o filme “Mujeres al borde de um ataque de nervios”(Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos), uma comédia deliciosa repleta de ironias e cenas divertidas, além disso ela também mostra os dramas femininos vividos pelas personagens. A protagonista Pepa (Carmem Maura) abandonada pelo amante, Ivan(Fernando Guíllen) passa o filme inteiro tentando encontrá-lo. Como se não bastasse ter seus próprios problemas, sua amiga Candela (María Barranco) pede sua ajuda, pois descobriu que seu amante era um terrorista e ela pode ser presa por ser cúmplice dele. Para completar o trio, a ex mulher de Ivan, Lucia (Julieta Serrano) quer assassiná-lo e Pepa precisa salvar a vida do ex amante. Parece uma história complicada, mas a história é envolvente e divertida sem cair no ridículo.

Sua produção mais recente “Los Abrazos Rotos” (Abraços Partidos, 2009) traz sua atriz favorita como protagonista, Penélope Cruz. Neste filme não-linear, o protagonista Mateo (Lluis Romar) perde sua visão e sua amada, Lena (Penélope Cruz) em um acidente de carro. A história traz muitos flashbacks que mostram como os dois se conheceram e se apaixonaram. O filme foi muito comentado, os atores atuaram de maneira excelente e como em todos os filmes de Almodóvar, muitas imagens marcantes e encantadoras. No entanto, o roteiro deixa a desejar. A história não flui de maneira leve e sutil comparado a seus outros filmes.

Sem dúvida, Pedro Almodóvar consegue captar o sentimentalismo e colocá-los em todas as suas produções. Diferente e inusitado, seus filmes despertam grande interesse no cinema mundial e ficam marcados para sempre em nossa memória.

 

 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo da PANDORA sem autorização prévia de seus autores.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Atena, Cinema

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Os Melhores Filmes de Pedro Almodóvar”

  1. 31 de agosto de 2011 às 14:41 #

    E “tudo sobre minha mãe???? É um dos melhores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: