Anúncios

Literatura

Uma biblioteca mundial

Descubra o movimento que faz leitores e livros viajarem por toda parte

por Érica Perazza

 

“Há livros de que apenas é preciso provar,
outros que têm de se devorar,
outros, enfim, mas são poucos,
que se tornam indispensáveis,
por assim dizer, mastigar e digerir.”

Francis Bacon

 

Você tem vários livros juntando pó em suas prateleiras? Liberte-os agora mesmo. Não, é para vender num sebo. O valor de seu livro é muito maior do que poucos trocados.

A prática do Book Crossing, que é deixar um livro num lugar público para ser lido e depois novamente deixado em algum lugar para que o maior número possível de pessoas possam lê-lo, valoriza muito mais a cultura literária.

O processo para participar é simples. O livro que chamam  de “libertado” deve ser registrado com  um número de identificação BCID (BookCrossing Identification) no site para que o dono original saiba da viagem que ele percorreu pelos futuros leitores que dão entrada posteriormente. 

O conceito de deixar anonimamente livros em lugares públicos, surgiu nos Estados Unidos e começou em março de 2001 com Ron Hornbaker. No mês seguinte, a ideia concretizou-se com o lançamento do site BookCrossing.com e logo a prática se tornou global. Em 2007, Singapura tornou-se o primeiro país oficial do BookCrossing e foram criadaos cerca de 2 mil ‘hotspots’, isto é,  uma zona oficial de Book Crossing (OBCZ: Official BookCrossing Zone). No Brasil são apenas sete, sendo três em São Paulo localizadas nas Casa das Rosas, Creperia Central das Artes, e Salommão Bar. Além de São Francisco Xavier na Biblioteca Solidária. Já no Rio de Janeiro, fica no Lunático Café, em Salvador no Cafe Terrasse e em Porto Alegre no Café Bonobo.  Aqui o movimento participa regularmente de eventos, como saraus literários, Bienal Internacional do Livro, Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, entre outros. Mais informações em www.bookcrossing.com.br. Ainda no país, inspirado nessa iniciativa, o Livro Livre  também visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores. Acesse http://www.livrolivre.art.br.

Muito mais do que a troca de livros, acontece a troca de conhecimento e experiências. Afinal, ler um livro é alimentar não somente a mente, mas a alma. Quem é bom de paladar, devora palavra por palavra, página por página e ainda tem uma boa digestão. O que você está esperando? Liberte algum livro agora mesmo!

Anúncios

Tags:,

Categorias: Literatura

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Literatura”

  1. Péricles
    26 de julho de 2010 às 11:42 #

    Gostei do Artigo.Muito bom, mas eu tenho uma coisa a dizer sobre o movimento do Livro Livre. Eu acho bem legal o movimento de deixar um livro em lugar publico para que as outras pessoas tenha a oportunidade de conhecer essa obra inves de ficar empoeirada numa estante ou algum lugar assim.Eu encontrei um livro no livro livre num shopping, aqui na minha cidade.Estou com ele já um tempo.Li e entrei no site Livro livre pra informar que encontrei tal livro e comentar o que eu acho dele.Porém, o site pede para se cadastrar pra que possa comentar.Pois bem, eu não conseguir me cadastrar e mandei emails para o site e ainda nao tive resposta.
    Caso possa me ajudar a resolver esse impasse, agradeço muito.

    Obrigado e desculpe pela reclamação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: