Anúncios

Mundo digital invade os palcos

Por Thaís Teles

A sensação de estar em um teatro e sentir toda a atmosfera inserida naquele ambiente onde a realidade é camuflada pela magia é algo único. Ainda não há meios capazes de suprir essa ânsia despertada pelo desenrolar de uma trama bem interpretada e envolvente.

Com o intuito de amenizar as distâncias entre palco e platéia, uma equipe formada por profissionais de diversas áreas interessados em tornar as artes cênicas acessíveis a todos os públicos, deu origem ao portal “Cennarium“. No site, o usuário tem acesso a entrevistas com artistas e pode, inclusive, assistir espetáculos na íntegra, capturados e disponibilizados no acervo. Para assistir a cada espetáculo, o usuário é solicitado a pagar R$1,00, o que lhe dá o direito de ter acesso aos bastidores, entrevistas e à trama num período de 24 horas.

 A Equipe Pandora resolveu ir em busca de opiniões sobre essa nova forma de apreciar a arte da representação. “É muito mais gostoso assistir uma peça ao vivo, sentindo todos os mistérios e demais sensações que o fazer teatral propicia. Porém, não há como negar que essa nova forma de divulgação pode contribuir para expandir o trabalho de muitos profissionais dessa arte tão maravilhosa. Além disso, creio que muitas pessoas, assim como eu não simpatizem de primeiro momento com essa maneira de assistir um espetáculo, mas acredito que o advento das novas mídias aliada à força da arte podem contribuir de maneira singular para criar um acervo digital das artes cênicas, fenônemo totalmente novo e de incrível importância para as próximas gerações”, disse a estudante de artes cênicas, Renata Rodrigues. A empolgação juvenil não caracteriza as opiniões de pessoas que passaram a vida frequantando teatros e se emocionando com a encenação de grandes atores, é o caso de Maria Júlia Vieira, amante das artes desde muito cedo, diz não aprovar essa maneira de viver a arte: “Acho muito mais emocionante estar ali e sentir o desespero ou a felicidade viva no palco, creio que essa forma de assistir espetáculos possibilitará a divulgação de trabalhos, mas nada subistitui a interação proporcionada pela interação ator-público, a idéia é boa, mas sou a favor do conservadorismo das artes.”

Opiniões se divergem, mas todas concordam em um mesmo aspecto: nada supera a energia dos palcos.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Atena, Teatro

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: