Anúncios

Assistir aos jogos da copa pode custar caro

 

 Por Marjorie Okuyama

Uma tarde ensolarada na terça-feira, uma manhã de sexta e um jogo de futebol, mas não um jogo qualquer. Estamos falando dos jogos da Copa do Mundo 2010. E não há nada melhor que assistir a uma partida de futebol ao lado dos amigos com direito a noventa minutos de pura descontração. Se o Brasil chegar à final, serão sete jogos até o dia 11 de julho, dia da grande decisão. Desses, pelo menos cinco serão em dias úteis então, uma grande parcela dos paulistanos assistirão as partidas ao lado de seus colegas de trabalho ou com os amigos nos bares mais próximos. Conversar, vibrar a cada gol marcado, falar mal do juiz, tomar um chope gelado e, de preferência, não gastar tanto. Diversos sites e jornais disponibilizaram uma lista com os melhores bares da região metropolitana. Os lugares que estivessem interessados em transmitir os jogos ao vivo teriam de pedir uma autorização e pagar uma taxa para a FIFA. Além disso, era necessário informar o local e o que é vendido. Uma série de regras foi imposta pela FIFA e alguns bares desrespeitam uma regra muito importante: não cobrar ingressos para exibição dos jogos.

Alguns lugares chegam a cobrar um preço acima de R$50 somente para assistir a partida, sem contar com a consumação. Alguns paulistanos chegam a gastar R$150 apenas em um jogo. Segundo a Fecomercio (Federação do Comédio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a expectativa de crescimento médio é de 35% nos bares durante a transmissão dos jogos em comparação ao movimento regular. Aumentar o preço de alguns produtos ou realizar pacotes promocionais para atrair mais clientes é normal para a obtenção de lucro, porém cobrar entrada é ilegal e nem todos sabem disso e acabam pagando o preço estipulado pelo estabelecimento. E para os torcedores que deixaram para decidir na última hora onde assistir a partida, perdeu o começo do jogo. A maioria dos bares que não cobravam entrada estavam lotados e outros permitiam a entrada somente com reserva realizada dias antes do jogo. Não é preciso gastar muito para se divertir.

Os brasileiros só querem torcer, conversar, encher seus pulmões para usar a vuvuzela e vibrar a cada gol marcado pela seleção brasileira.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Comportamento, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: