Anúncios

Vai um quentão aí?

Por Diogo Leite

 

Com a chegada do mês de junho, mais frio e as festas em homenagens a Santo Antônio, São José e São Pedro, um ícone reina absoluto nas quermesses e festas juninas do estado de São Paulo.

O quentão têm lugar de destaque, a barraca mais corrida, a primeira a ser localizada, o cheiro doce vindo da fervura do líquido toma conta de uma quermesse.  O pouco que se sabe sobre sua invenção é que a população rural de São Paulo ou Minas Gerais teria fervido a aguardente com gengibre para fazer uma bebida afim de esquentar o corpo e  aguentar o rigoroso inverno do campo.

A receita mais tradicional é elaborada com cachaça, a mesma proporção de água, açúcar, lasca de gengibre descascado, cravo-da-índia e canela em pau. Engana-se quem pensa que para se fazer o quentão deve-se usar cachaça de má qualidade, ao contrário, a qualidade da pinga se sobressai no resultado. O melhor é usar a cachaça envelhicida em alambique.

No momento do preparo coloca-se o açúcar primeiro na panela, depois o gengibre picado, o cravo-da-ínida e a canela em pau. Quando o açúcar tiver todo derretido é a hora de colocar a água e depois a aguardente.

Existem variações dessa bebida, alguns preferem adicionar limão e laranja, maça ou até mesmo morango. Na região Sul, o mesmo processo é realizado para fazer o quentão, mas ao invés do cachaça, adiciona-se vinho tinto.

É comum as pessoas exageram na dose ao tomar o quentão, ele têm um alto teor alcólico, por isso desde do ano passado, 2009, o então governador José Serra proíbiu sua comercialização em  quermesses e festas juninas realizadas em escolas públicas do estado.

Saúde!!

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo da PANDORA sem autorização prévia de seus autores.

 

 

Anúncios

Tags:,

Categorias: Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: