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A mão de midas

As migalhas do luxo

Consumismo acentua desigualdades sociais

Por Marjorie Okuyama

Começo esta matéria com a seguinte questão: qual é o grande prazer em comprar roupas, sapatos e perfumes por um preço tão elevado? E não são as mulheres as únicas consumidoras. Hoje é comum observarmos nas vitrines preços que vão muito além daquilo que o produto tem a oferecer. Vale a pena pagar mais de mil reais em uma bolsa ou um sapato? É preciso tudo isso para ter status na sociedade? Não na sociedade brasileira. Podemos observar que há um grande contraste em relação ao consumo de bens materiais no país.

Principalmente em São Paulo, onde há o maior acúmulo de capital do país, encontramos luxuosos shoppings com lojas de grife vindas do exterior, mas ao mesmo tempo, nos deparamos com desconhecidas lojas na esquina que não deixam de vender, pois também possuem seu público alvo.

Numa sociedade desigual, as marcas tendem a acentuar cada vez mais as diferenças entre classes sociais. O consumismo apesar de movimentar o mercado, acaba criando um status de superioridade para aqueles que consomem produtos mais caros.

Mesmo cientes que nos seus países de origem, o preço do produto é muito abaixo em relação ao preço no Brasil, as pessoas continuam pagando altos impostos cobrados em cima dos objetos importados.

Um exemplo é a marca de calça jeans Levi’s que tinha um preço acessível, porém com o novo objetivo de mudar sua imagem no mundo da moda, aumentou o preço das calças. E ainda existem consumidores para movimentar o setor.

Em suma, marcas populares no exterior acabam fazendo grande sucesso no Brasil e o mercado aproveita para obter mais lucro. Os consumidores, mais preocupados com o status que com o conforto sente prazer em pagar preços absurdos que, por melhor que seja a qualidade do produto, eles não tem esse preço absurdo que é vendido no Brasil.

 

 

 

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Categorias: A Mão de Midas, Comportamento

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um comentário em “A mão de midas”

  1. Andre
    13 de junho de 2010 às 20:36 #

    Marjorie, veja entrevista, é bem interessante.
    http://www.modalogia.com/2010/06/10/modalogia-entrevista-silvio-passarelli/

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