Anúncios

Inclusão ou exclusão social

A digitalização da cidadania

por Marjorie Okuyama

 

67,5 milhões é o número de internautas que têm acesso à internet, segundo o Ibope/Nielsen. Este dado faz do Brasil o 5º país com o maior número de conexões à internet. No entanto, esta informação entra em contraste com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação que divulgou no final do ano passado, uma pesquisa revelando que metade dos brasileiros da classe C nunca teve acesso à rede.

Além de permitir a obtenção de diversas informações, quem tem acesso às redes sociais podem utilizá-las como ferramenta dos direitos do consumidor no Brasil. Por exemplo, quando alguém deseja comprar um determinado produto, ela pode pesquisar e saber a opinião dos outros em relação à mercadoria. Ou quando ocorre algum problema, o consumidor pode entrar em uma rede para tirar suas dúvidas com outras pessoas e, além de trocar experiências, pode sentir-se mais incentivado a reivindicar. Segundo o diretor da Fundação Procon de São Paulo, Roberto Pfeiffer, a maioria do público que busca o órgão de defesa, não tem o hábito de participar das redes sociais como o Twitter, o Orkut e o Facebook. Mais que lutar pelos seus direitos de consumidor, a internet dá poder ao cidadão. Aqueles que possuem o acesso à rede, têm mais facilidade para fiscalizar e mobilizar pessoas para uma causa. O cidadão não precisa ser apenas um coadjuvante passivo sem ter o poder em suas mãos e achar que as atitudes devem partir somente do governo.

Esse leque de ferramentas que a internet pode oferecer deve ser acessível para todos, mas onde está o acesso da chamada classe C que ampliou a sua participação para 49% da população brasileira em 2009? O termo inclusão digital tornou-se um jargão e comete um equívoco quem pensa que incluir digitalmente é somente dar um computador para uma pessoa. Inclusão digital significa melhorar as condições de vida de uma determinada comunidade com ajuda tecnológica. Assim, o processo de cidadania na web facilitaria muito a vida de todos.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Ciência e Tecnologia

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: