Anúncios

Espelho imperfeito

O real reflete naquele vidro pintado

 

Por Álvara Bianca

 

Quando a maioria das pessoas olham no espelho, o que observam nem sempre é o que desejam ver.

A aparência já não corresponde à expectativa própria, a que é impressa nas revistas ou mostrada exaustivamente nas telas da televisão. Impõe-se um padrão de beleza que dever ser seguido custe o que custar.  Diversos sacrifícios são encarados tanto por homens quanto mulheres para ter uma imagem semelhante à divulgada como padrão.

Na antiguidade se tinha a estética do ideal, de perfeição, ter formas avantajadas e arredondadas é que era bonito. Porém, o uso de espartilhos, por exemplo, para afinar mais a cintura, no qual quase não se era possível sequer respirar, foi mudando esta ideia. A cada geração que surge prevalece um padrão único e ideal adotado pela maioria.

Logo, as maquiagens invadiram os rostos. Elas embelezam usadas adequadamente, mas também que podem formar uma espécie de máscara. Um toque, um realce ali e aqui.  A tentativa de imitação da natureza ou simples destaque do comum se artificializa.

Os homens estão entrando nessa onda. Como se já não bastassem as mulheres que fazem loucuras para serem o que não são e que muitas vezes são mudanças que não se adaptam ao seu biótipo físico, e portanto, acabam com graves problemas de saúde, como anorexia e bulimia. 

 É frequente na ala masculina o cuidado exaustivo da imagem, matrículas em academias, o uso muitas vezes de anabolizantes para terem um corpo com mais massa muscular, tratamento com cremes. Eles foram denominados de homem “metrossexual”, que significa aquele que cuida de sua imagem.

Não há nada de errado controlarem esses cuidados, nada em excesso faz bem.  Tudo deve ser feito de uma maneira saudável, não se submetendo a mil e uma dietas sem consultar um médico e tudo o mais que se encontra na capa das revistas.

A imagem linda e perfeita de um modelomirado e por muitos desesperadamente copiada, não é assim de verdade, pois há o uso de instrumentos como o Photoshop que alterar chega a distorce a imagem real, disfarçando as imperfeições.

As pessoas passaram a crer que só serão felizes se obtiverem uma imagem igual a das celebridades nas capas de revistas. Geralmente, cirurgias não são necessárias e sim elevar a auto-estima, se aceitar como é.

As pessoas são únicas e suas belezas exteriores e interiores também. Podemos melhorar com uns retoques, mas que respeite sua forma natural. 

O espelho reflete aquilo que está na sua frente. A pessoa pode ver a sua imagem distorcida ou com o tempo nem mais se enxergar nele,  se perder e não mais se ver na imagem projetada.

Anúncios

Categorias: Comportamento, Crônicas do Olimpo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: