Anúncios

Melhor do mundo

Curitiba é eleita a cidade mais sustentável do planeta

Por Soraia Alves

Não, a Copa do Mundo não acabou e o Brasil não é hexa-campeão (ainda), aliás a Copa nem começou mas o Brasil tem motivo para comemorar e se orgulhar de outro prêmio, o Globe Award Sustainable City. Curitiba levou o primeiro lugar no evento que seleciona as cidades mais sustentáveis do mundo, deixando para trás Sydney (Austrália),  Malmö (Suécia), Murcia (Espanha),  Songpa (Coréia do Sul) e a impronunciável Stargard Szczecinski (Polônia).

Criada pelo Globe Forum, a premiação seleciona as cidades que apresentam bons índices de desenvolvimento urbano sustentável, que consiste em um conjunto de fatores que garantem o crescimento e evolução das cidades juntamente com a preservação de recursos naturais, programas de incentivo à preservação ambiental, boa administração pública, setores como transporte, saúde e cultura com qualidade para a população. A cidade paranaense destacou-se por seu programa Biocidade, que promove uma integração de vários setores municipais na administração de recursos que garatem um desenvolvimento urbano que não agride o meio ambiente.

Embora esteja em alta e seja uma das questões mais abordadas por alguns políticos em época de eleições presidenciais, a questão da sustentabilidade ainda gera muitas dúvidas e poucas pessoas a associam diretamente a meios urbanos.  A grande questão é que a população urbana é cada vez maior e as cidades devem ser o foco de projetos que visam criar meios para diminuir o impacto causado pelo homem à Terra.

Cidades criadas para serem completamente sustentáveis já estão sendo planejadas por cientistas e ecologistas e a China planeja inaugurar sua primeira ecocity ainda em 2010. Com o nome de Dongtan, a cidade próxima a Xangai conta com prédios que consomem menos água e energia, gerados por usinas solares e eólicas, além de reciclagem de até 80% do lixo e uma infra estrutura viária que privilegia o uso de bicicletas e a caminhada.

Outras cidades também já tomaram iniciativas engajadas como Londres que em 2007 apresentou um projeto que prevê a diminuição de CO2 em até 60% em 20 anos. Nos Estados Unidos, considerados o país mais poluidor do planeta, a cidade de Portland é a mais sustentável e conta com a ajuda de empresas que financiam a geração de energia limpa.

Embora projetos sustentáveis estejam ganhando mais atenção por parte de autoridades governamentais, o número de cidades ecológicamente sustentáveis é muito menor em relação ao número de cidades poluidoras do ambiente e o prejuízo que elas causam. Grandes centros urbanos como Nova Iorque, Tóquio, Cidade do México e São Paulo produzem não só a já conhecida poluição atmosférica proveniente da queima de combustíveis fosséis como o carvão mineral e derivados do petróleo, mas também toneladas de lixo das quais apenas uma pequena parcela é destinada à reciclagem, além de problemas pela falta de infra estrutura básica para atender à uma população que aumenta cada vez mais. Há também outro tipos de poluição como a sonora e a visual. No último ano, Salvador levou o título de cidade mais barulhenta da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O desafio é grande. Para que uma cidade coloque em prática um modelo de desenvolvimento sustentável é preciso não só uma política administrativa voltada para essa questão. Uma reeducação cultural da população é imprescindível para que os projetos sustentáveis possam de fato darem resultado. O papel de ONGs e empresas que se mobilizam para estimular essa nova cultura também é fundamental. O Greenpeace, o Instituto Vitae Civilis e o WWF são, talvez, as mais conhecidas e atuantes ONGs que trabalham em prol de uma conscientização da população e de empresas na adoção de um sistema de desenvolvimento sustentável.

Curitiba está de parabéns por se preocupar em promover a sustentabilidade da cidade e a população, mais ainda, por mostrar que a mudança de hábitos pode ajudar sim na preservação do planeta.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Artemis, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente], Sul, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: