Anúncios

Economia invadindo o campo

Por Marjorie Okuyama

A Copa do Mundo está quase chegando. Milhões de pessoas estarão com os olhos voltados para a África do Sul, mas por enquanto, além da febre do álbum de figurinhas e da tão esperada divulgação dos jogadores, economistas resolveram calcular a probabilidade de cada país em ganhar a Copa e, surpreenda-se, o Brasil lidera com grandes chances de vitória.

Jim O’ Neill criador do termo BRICs (saiba mais sobre os “Quatro Notáveis” e diretor de pesquisas econômicas globais do banco americano, Goldman Sachs, coordenou a pesquisa divulgada na última sexta-feira. O arquivo chamado “2010 World Cup and Economics Report” (A Copa do Mundo de 2010 e a Economia) prevê ainda, os semifinalistas do torneio. Argentina, Alemanha e Itália competirão com o Brasil pela Taça do Mundo e a chance do time do técnico Dunga vencer é de 13,76%.

Para calcular a porcentagem que cada país tem para ganhar, estatísticas são realizadas com base nos resultados dos jogos de cada seleção nos últimos anos. Além dos cálculos, cerca de 2,995 investidores elegeram 121 jogadores que formariam o time dos sonhos, os 11 mais votados formaram a seleção e o Brasil foi muito bem cotado, Kaká, Lucio e Daniel Alves fariam parte do time eleito pelos investidores.

Não é a primeira vez que o Goldman Sachs realiza tal cálculo, mas vale lembrar que ele acertou somente dois semifinalistas na Copa de 2006 e nenhum na de 2002. O próprio Jim O’Neill declarou que esse relatório é o que mais gera controvérsias, pois muitos não acreditam nesta possibilidade de cálculo. Muitas pessoas já criticam dizendo que 13,76% não é uma porcentagem relevante, porém nenhuma outra seleção apresenta um índice deste nível.

Mesmo com uma alta porcentagem de ganhar e com jogadores conhecidos mundialmente, os torcedores não devem se convencer e achar que o Brasil conhecido como país do futebol vai, de fato, ganhar a Copa. No dia 15 de junho, brasileiros vão torcer, gritar e festejar assim como todos os outros times que concorrem a tão sonhada Taça do Mundo.

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: A Mão de Midas, Esporte

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Economia invadindo o campo”

  1. Stefan :)
    18 de maio de 2010 às 16:10 #

    Não é porque é minha namorada, mas realmente está muito boa a matéria
    Brasil x Argentina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: