Anúncios

Chá das cinco

Por Diogo Leite

Pontualmente às 5 horas da tarde, muitos ingleses  têm  o prazer de desfrutar uma boa xícara de chá preto, com algumas gotas de leite gelado, sempre acompanhado de docinhos. O chá é uma bebida muito popular no Reino Unido, como o café aqui no Brasil.

Há várias histórias envolvendo a criação do ritual do chá inglês, alguns dizem que remonta do Sri Lanka ou Índia, quando em 1800 a sétima duquesa de Bedfort, Anna sentia fome, no intervalo entre o almoço e o jantar. Ela queria algo para comer a tarde, assim passou a cultivar o hábito de tomar chá todas as tardes. Para acompanhar eram servidos bolos, pães salgados, doces e torradas.  

A versão mais aceita é que esse ritual  foi criado por portugueses, no  século XVII.  Segundo a história, a  princesa Catarina de Bragança, recém casada com Carlos II, contraiu um resfriado em terras inglesas. Para melhorar, pediu que a corte lhe servisse um chá quente, este foi servido com ervas chinesas, para agradá-la, a bebiba foi acompanhada por doces variados e geléia de laranja. Dizem ainda que ela ordenou que fosse servido em porcelana chinesa, ao contrário das canecas de metal usadas até então. Daí por diante se tornou um ritual social, chamado de Tea parties, primeiro da monarquia e da classe alta, depois do restante da população.

No Reino Unido, o chá é preparado em um bule de porcelana, para cada pessoa, acrescenta-se uma colher de folha de chá. Uma vez água fervida, adiciona-se as folhas de chá. Essa mistura fica em infusão por alguns minutos, logo após coar, muitos britânicos acrescentam um pouco de leite gelado ao chá forte e adoçam a gosto.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Atena, Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Chá das cinco”

  1. Flavina Braga
    4 de agosto de 2011 às 13:15 #

    Para quem não conhece o ritual e costume britânicos do chá das 5, a informação foi bastante pertinente. A foto escolhida veio ilustrar com beleza e sensibilidade o referido texto. Parabéns a Paulo Queiroz (fotógrafo e autor da foto) pela qualidade da fotografia.Flavina Braga

  2. 9 de maio de 2013 às 16:58 #

    A versão do 2º parágrafo é a original e autêntica e acrescento o porquê, Catarina de Bragança levou consigo como dote, BOMBAIN de onde os portugueses comercializavam especiarias e chás para todo o mundo.
    E para meu espanto vi na Terça-feira no programa MAIS VOÇÊ de Ana Maria Braga que tanto amo e sendo ela de origem Portuguesa não comentou sequer o sucedido com a sua convidada Inlgesa. Que pena !!!!!!!!!!!
    Idalina Madeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: