Anúncios

Os Quatro Notáveis

Por Marjorie Okuyama

O que é BRIC? Ou melhor, quais são os países emergentes que, juntos, formam o grupo chamado BRIC? Nem todos sabem responder a esta pergunta, muitos arriscam Colômbia, Bolívia, Chile e até Romênia.

Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) são os quatro países que se destacaram no cenário mundial devido ao rápido crescimento de suas economias durante os últimos anos e hoje formam uma aliança para que juntos, possam obter um destaque maior na geopolítica mundial.

A primeira cúpula ocorreu no mês de junho de 2009 na Rússia e diversos temas foram discutidos, como a crise econômica mundial, o papel do G20 no mundo, mudanças climáticas e questões de segurança alimentar e energética. Quase um ano depois da primeira reunião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o russo Dmitri Medvedev, o chinês Hu Jintao e o premiê indiano Manmong Singh, voltaram a se encontrar mês passado no Rio de Janeiro, e os mesmos temas foram discutidos. Pelo fato de ter sido um grupo de países que ganharam destaque após a crise econômica mundial que afetou mais os países ricos, muitos pensam que a ação do grupo é efêmera, vale apenas para os tempos de crise, porém segundo o premiê indiano, a ação tende a ser em longo prazo, uma vez que os países do BRIC têm desempenhado um papel fundamental no crescimento da economia.

Atualmente, US$ 8,6 trilhões é o PIB (Produto Interno Bruto) somado dos quatro países, ou 12,2% do PIB mundial. Se tratando de termos populacionais, 40% da população mundial são compostas pelos quatro.

Nota-se que eles fazem parte de um grupo de peso, a Rússia e a China ganham um destaque fundamental, pois fazem parte do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), órgão que pode autorizar uma intervenção militar em determinado país e exerce máximo poder em relação à segurança mundial.

Lembrando que o Brasil desempenha o papel de exportador agropecuário (principalmente na produção de carne bovina e soja), a Rússia exerce o papel de fornecedor de matérias-primas tendo como fonte principal o petróleo, a Índia investe na qualificação de mão-de-obra o que torna o setor de serviços muito cobiçado e por fim a China, exercendo um capitalismo de mercado, é a maior importadora de diversos produtos mundiais. Portanto, fica bem claro que os países conhecidos como desenvolvidos devem, antes de tomarem qualquer decisão, estabelecer um contato direto com estes quatro notáveis que tendem a se destacar cada vez mais não somente na economia mundial, mas em questões políticas, de segurança e até mesmo ambientais.

Anúncios

Tags:

Categorias: Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

2 Comentários em “Os Quatro Notáveis”

  1. mendes
    3 de maio de 2010 às 0:19 #

    parabéns

    esse texto tá otimo.
    :D

  2. Stefan :)
    19 de maio de 2010 às 22:24 #

    Vou começar a entender melhor economia agora amor muito boa suas matérias, é bom ter conhecimentos de outros assuntos os quais eu não sabia muito bem haha
    muito boa suas matérias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: