Anúncios

Desastres naturais além do poder tecnológico

Por Marjorie Okuyama

O ser humano e todo o poder tecnológico conquistado ao longo de muitos anos, ainda não são capazes de impedir a ação da natureza. Prova disso é o vulcão islandês, Eyjafjallajökull, que entrou em erupção no mês de Março e restringiu o tráfego aéreo de grande parte dos países europeus. Felizmente, nenhuma morte foi causada pelo desastre.

Como se não bastasse a crise financeira que levou a União Européia a criar pacotes de socorro à Grécia nos últimos meses, muitos aeroportos foram fechados e cerca de 60 mil vôos foram cancelados. E, segundo especialistas, não há como saber quando erupção acabará, por esta razão, o grande temor dos países afetados, é que o caos se prolongue e traga mais prejuízos para a economia. Se a maioria dos aeroportos internacionais não for liberada, as empresas de camionagem serão as mais requisitadas para o transporte de mercadorias.

Segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), o prejuízo das empresas do setor pode chegar a US$ 250milhões por dia. O incidente afetou 6,8 milhões de pessoas em 313 aeroportos espalhados pela Europa.

Como um efeito dominó, as cinzas vulcânicas atrasaram a ajuda financeira oferecidas à Grécia, pois a reunião que deveria ter ocorrido entre as delegações dos órgãos internacionais foi adiada e só será realizada na última semana de Abril, em Atenas. Além disso, o Canadá e a Coréia do Sul serão as próximas vítimas da nuvem de cinzas, segundo o Instituto de Meteorologia.

Partículas muito finas de vidro estão contidas nas cinzas e podem entupir um motor de avião, mas, mesmo em estado de alerta, alguns países europeus como a Holanda, a Suíça, a Itália e a Grã-Bretanha já reabriram seus aeroportos. Sem dúvida, o ser humano se sente incomodado devido a sua impotência diante da natureza e tenta passar por cima de disso a todo custo.

Anúncios

Tags:

Categorias: Internacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: