Anúncios

Desperdício

por José Salvador Faro

Para aqueles que ainda não se deram conta do verdadeiro desperdício em que se transformou a expansão descontrolada do ensino superior nas duas últimas décadas, sugiro a leitura da matéria de Naiana Oscar, publicada no Estadão de 3 de abril, sobre as dificuldades que muitas empresas estão tendo em encontrar mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

A repórter chama de “apagão” a escassez de profissionais em condições de atender à demanda em diversos setores da economia, fato que tem provocado ou o surgimento de “universidades corporativas” ou a importação de técnicos de outros países para suprir suas necessidades. Em qualquer hipótese, o fato concreto é que a estrutura universitária brasileira – a pública e a privada – cresceu sobre a inexistência de um projeto regulador e indutor que a tornasse um dos suportes do desenvolvimento econômico. O resultado é o que a matéria do Estadão mostra: falta mão de obra especializada em todos os setores de ponta da atividade produtiva.

Enquanto isso, a expansão da oferta de vagas nas instituições de ensino privado só aumenta, obviamente na direção daquelas carreiras para cuja formação o nível de investimento é pequeno, a qualidade do ensino é sofrível e os lucros são altíssimos. No caso da educação universitária, o Brasil é um dos exemplos mais claros do preço que a sociedade paga pela ausência do Estado no setor e pela hegemonia da máxima segundo a qual o mercado é que regula o crescimento do setor.

Mais textos sobre história, cultura e comunicação acesse http://www.jsfaro.net
Anúncios

Categorias: Crônicas do Olimpo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: