Anúncios

Quem será o próximo?

Depois de polêmica com o Google, Yahoo é o novo alvo do governo chinês

Por Soraia Alves

Primeiro foi o Google, que cansado das interferências e ataques que estava sofrendo em seu sistema resolveu suspender a censura imposta pelo governo chinês às buscas virtuais feitas no país, anunciando que agora quem digitar algo que normalmente resultaria em “Esta página não pode ser exibida” será automaticamente redirecinado a página do Google.com.hk, e assim estando em “território” pertencente a Hong Kong poderá pesquisar livremente o conteúdo desejado.

Agora, o Yahoo também declarou ter sofrido ataque de hackers em pelo menos nove contas de email de jornalistas que atuam na China e Taiwan. Além de correspondentes internacionais, alguns ativistas tiveram o mesmo problema com seus emails.

O correspondente do New York Times, Andrew Jacobs, afirma que teve várias mensagens redirecionadas de sua caixa de emails para um endereço desconhecido e alega ainda, não ter recebido nenhuma explicação por parte da empresa Yahoo.

Em nota, o Yahoo condenou os ataques “independente de sua origem e seu propósito” e prometeu proteger e assegurar a privacidade dos usuários. A reação pacífica e sem mais alardes do Yahoo, confirma a postura da empresa de aceitar as leis do governo chinês e contribuir com a “ordem” no país. Vale lembrar que a empresa americana já foi alvo de críticas e até acusada de colaborar com a censura chinesa ao fornecer dados que ajudaram na condenação de um jornalista chinês a 10 anos de prisão.

O Senado americano, que primeiramente criticou a decisão do Google alegando que a empresa deveria tentar um acordo com o governo chinês, mudou o discurso, criticando então a censura e até mesmo a empresa Microsoft que de acordo com o republicano Chris Smith “precisa se juntar ao lado dos direitos humanos mais do que apoiar tiranias”.

Antes dos diretos humanos, o que rola mesmo é um grande jogo econômico que envolve acordos comerciais milionários. A China, totalitária ou não, é um dos maiores mercados consumidores do mundo, e isso sim tem poder para se fazer perdoar qualquer desafeto.

Anúncios

Tags:, , ,

Categorias: Artemis, Ciência e Tecnologia

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: