Anúncios

Molho Branco

Por Diogo Leite

Cerca de 2 milhões de anos atrás o resultado de uma caçada ia para o fundo de uma panela feita de barro. Ao cozinhar a carne, o homem percebia que era liberado um líquido,  depois chamado suco da carne. Com o tempo esse caldo foi sendo aromatizado para melhorar seu sabor.

Já na França, embora há registros de outros países, foi acrescentado o roux, que é a mistura em partes iguais de farinha de trigo e manteiga ou óleo servindo para engrossar o caldo, passando a ser denominado um molho. Há muito tempo os molhos fazem parte da nossa alimentação, os franceses dão muito importância para eles, tanto que existem cozinheiros só especializados em molhos, o saucier.

O molho bechamel ou aqui conhecido como molho branco é a base de muitos outros, a história dele gera muito controvérsia, uns apontam o maître de um hotel em Paris que dá nome ao molho, Louis Bechamel, outros afirmam que foram os criados um renomado cozinheiro que criaram esse molho que é feito a base de leite, mas o fato é que este foi criado a muito tempo atrás.

No século XV, uma família reinou duramente 100 anos ou cinco gerações em Florença, os Medici, que foram  os criadores de uma rede de crédito que se espalhou pela Europa, o que se tornaria mais tarde os bancos como vemos nos dias de hoje. Com a usura ou taxa de juros provenientes dessas linhas de crédito, a família fomentou o panorama das artes do mundo. Eram grandes colecionadores de peças raras e patrocinavam os muitos artistas, entre eles Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Na cozinha também deram sua contribuição, dois cozinheiros que trabalhavam para eles chamados Pitti e Strozzi inventaram o molho branco, que na época foi chamado de balsamella, até hoje assim chamado na Itália.

Mas a outro foi dado como inventor do molho, começo do século XIX o primeiro chef de cozinha da história, Antoine Carême, usou esse receita em um prato que ia ser servido com frango, como era um celebridade na época cozinhou para chefes de estado na época e foi o inventor da alta gastronomia, a ele foi dado o título de inventor do molho.

Anúncios

Tags:

Categorias: Atena, Cardápio de Démeter

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: