Anúncios

Cada louco com a sua

Por Érica Perazza

Todo louco tem lá suas manias. Verificar cinco vezes se a fechadura está trancada antes de sair pode até parecer normal para quem tem cleptomania, mania em roubar sem a menor necessidade.

Sabe aquele seu amigo que não conhece cinema nem teatro, não sabe fazer outra coisa se não beber? Talvez ele não seja alcóolatra, apenas tenha alcoomania.

Conhece alguém que se atrai por gente bem mais velha? Ela pode ter andromania, mania pela terceira idade.

Não se zangue com aquela pessoa que não para de rir. Sua  inconveniência se deve a amenomania, um pequeno distúrbio caracterizado por grande alegria. Agora sua inveja por gente extremamente feliz ainda continua chamando “inveja”!

Se você se considera masoquista ou sadomasoquista, pense duas vezes. Existem pessoas com algomania (mania de sentir ou fazer sentir dor) e aquelas se acreditam ser o vampiro Lestat e têm dacnomania, mania em morder-se ou morder as outras pessoas. Mas fuja das que possuem desejo incontrolável de roer, cortar ou mesmo morder e ingerir os pedaços de pele (epiteliofagomania).

Os ingleses cronometram o tempo que o trem demora de uma estação a outra precisamente e quando marcam um compromisso chegam pontualmente. Chatice? Não, apenas acribomania, a mania em exatidão ou até mesmo, aritmomania, mania de contar números e ansiedade em relação a eles.

Pessoas metidas e extremamente convencidas, podem ser mais do que narcisistas. Elas têm calomania, uma mania em fantasiar ser possuidor de extraordinária beleza pessoal. E outras tantas, a egomania, aquela mania de preocupar-se apenas consigo mesmo. Identificou alguém?

Gosta de ficar sozinho? Pessoas com uma tendência a solidão, possuem agromania. E os clastomaníacos destroem objetos. Mas se você anda preguiçoso demais, cheque se não tem clinomania ( mania em permanecer deitado). Também se anda mentindo constantemente pode ter mitomania.

Sorte sua se tiver algum parente ou conhecido que tem doromania, mania em dar presentes. E de um namorado com erotografomania, desejo patológico de escrever cartas de amor. Ah, que romântico.

Sua tia tem 57 gatos? Com certeza ela tem eluromania, mania por gatos. Ela ainda tem tartaruga, peixe, cachorro, furão, pônei e girafa? Esse amor exagerado por animais tem o nome de zoomania. Crianças sapecas normalmente gostam de brincar e rolar na terra só para estressar seus pais. É a geomania.

Quem disse que os homens só pensam naquilo? A ninfomania (mania por sexo) é mais comuns nas mulheres. Tenha mais paciência com a sua vizinha que grita “Jesus te ama” às três e meia da manhã. Ela tem a mania da religiosidade, teomania.

Sua filha pegou seu cartão de crédito emprestado e gastou loucamente? Sua mania por compras pode ser classificada como onemania. Plutomaníacos são aqueles que têm a ilusão que são ricos, já os peniomaníacos acreditam piamente que estão pobres mesmo com um vida financeira estável. Cuidado com os nudomaníacos. Eles possuem um desejo mórbido em ficar nu. E inclusive com os conhecidos piromaníacos (mania de fogo).

Há ainda manias por vinhos (enomania), por flores (floromania), por dançar (coreomania), por política (politicomania), por comida (fagomania), por escrever obscenidades (pornografomania), por liberdade(eleuteromania), por andar (dromomania) e até a perigosa mania de de tomar medicamentos (farmacomania).

Mania pode ser uma síndrome mental caracterizada por exaltação eufórica do humor, excitação psíquica, hiperatividade, insônia. Além disso, uma mania inofensível pode se intensificar com o tempo e se transformar em compulsão. Pessoas que possuem uma extravagante obsessão por alguma coisa e/ou uma ideia fixa pode ser prejudicial, por estarem com o chamado TOC, Transtorno Obsessivo-Compulsivo. O comportamento pode parecer vergonhoso e ridículo até mesmo para o “maníaco”, porém é incontrolável e persistente. Elas devem ser tratadas através da psicoterapia.

Anúncios

Tags:

Categorias: Curiosidades

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Cada louco com a sua”

  1. luciana
    3 de agosto de 2011 às 15:47 #

    muito interreessante dá para todos nós nos reconhecermos um pouco mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: