Anúncios

Fale com ela

Por Érica Perazza

A dor dança em ritmo lento. Uma dor aguçada, um desespero alucinante mudo e surdo, um vida com uma coreografia cega. Os passos que as pessoas dão incertos e desconcertados em busca de uma… busca infinita. Elas se movimentam sem motivo plasível, são suas emoções que se debatem descontroladamente dentro delas… O que as fez pensar? O que as fez amar? O que as fez fazerem o que fizeram? O que as empurrou? O que as incentivou? O que as fazem esquecer? Quais são seus propósitos? E improvisos? E o que as motiva? Por quê?

Há um cérebro morto sem ideias, sentimentos ou passos cadenciados. Mas quando se dança, saem seus fantasmas dentro de si e nos tornamos humanos.

O cinema mudo também usa as emoções mais teatrias para expressar suas intenções. As palavras podem mentir e limitar mundos, mas a manisfestação sentimentos nas faces são sempre sinceros.

A dança expressa como nos sentimos por dentro. Nos contorcemos, nos balançamos, nos chacoalhamos, giramos, jogamos, pulamos, trememos, esticamos, Um movimento, mil ideias borbulhando, milhões de sentimentos convergindo.

Nosso corpo lê e interpreta nossas vontades, desejos e sonhos. E com a música toca fundo da nossa plenitude e nossos gestos são livres e espontâneos.

A solidão enlouquece. É mais civilizado viver coletivamente, na massa da locura, dançando homogeneamente, uma leveza padronizada. Exigem que nós sigamos movimentos previamente estabelecidos, uma coreografia imposta e fechada, sem improvisos.Em encontros e desencontros, a procura do ósculo perfeito, a sintonia perfeita de um abraço, vamos morrendo aos poucos até realmente nascer, até termos coragem de falar com ela: a vida.

Fale com ela, de direção e roteiro de Pedro Almodóvar, é um filme de 2002.

 
O filme “Fale com ela” do renomado diretor Pedro Almodóvar conta a história de Benigno e Marco, dois desconhecidos que pelas forças do destino viram amigos. Os dois aguardam suas amadas mulheres, Alicia e Lydia, acordarem do coma no hospital. Benigno sente um amor platônico por Alicia, pois apaixonou-se sem ter tido tempo de ser correspondido, antes do acidente, sem se quer terem realmente se conhecido a fundo. Marco não consegue lidar com a situação muito bem com a toureira Lydia desacordada. Ambos só podem fazer uma coisa enquanto esperam: falar com elas.
Anúncios

Tags:

Categorias: Cinema

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os Melhores Filmes de Pedro Almodóvar « Pandora - 16 de julho de 2010

    […] vezes ao Oscar. Em 2003, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original por “Hable com Ella (Fale com ela)” um de seus filmes mais comentado e considerado por muitos críticos de cinema, a sua melhor […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: