Anúncios

São Paulo em versos

Por Thaís Teles

Uma arquitetura rica em detalhes, recortes, curvas e cheia de charme. Entre os prédios comerciais da Avenida Paulista, um casarão do século passado marca sua presença e se destaca perante tantos arranha-céus modernos.

Durante anos, o número 37 da Avenida Paulista foi ocupado pelo casal Lúcia Ramos de Azevedo e Ernesto Dias de Castro. Projetada e construída entre 1928 e 1935, a Casa das Rosas é resultado da criatividade do maior arquiteto da época, Francisco de Paula Ramos de Azevedo.

O local concentra métodos arquitetônicos de diferentes épocas, uma vez que combina elementos ingleses com outros artifícios de épocas remotas, como o próprio modelo arquitetônico francês que marca a parte externa do ambiente.  A versatilidade e ousadia presente na  da Casa das Rosas também é mantida em sua atmosfera, em meio ao caos urbano  da maior metrópole do país, o local serve como refúgio para as preocupações superficiais da vida e ali a poesia encontra uma espaço de debate, contemplação e se faz viva em todos os cantos.

Nada de paradigmas, nada de preconceitos ou um único método de estudar a arte poética. Na Casa das Rosas, a novidade e a mistura se entrelaçam com o obesoleto e, dessa maneira, dão vida ao debate e análise detalhada da vida e obra de grandes autorses. Segundo a estudante de arquitetura, Cristiade Fonseca, “o local é capaz de encher a alma de qualquer pessoa. Venho aqui todas as vezes que preciso de uma inspiração para desenhar ou quando me sinto sobrecarregada com as tarefas do cotidiano, digo com absoluta convicção de que esse é um dos poucos espaços onde o visitante respira arte no sentido mais puro da palavra!”

Além da singularidade que atrai milhares de pessoas todos os dias, a Casa das Rosas é o primeiro espaço público do país destinado à poesia. Tornou – se patrimônio público em 1985 pela Condenphaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).Em 2003, a casa foi batizada com o nome de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, em homenagem ao poeta paulistano, falecido no mesmo ano, porém, ambas conotações definem o mesmo ambiente sendo Casa das Rosas aquele que mais se sobrepõe.

Para os apaixonados pela arte da escrita, diversos cursos  gratuitos são oferecidos mensalmente e em horários flexíveis. Além disso, a Casa possui  uma agenda repleta de eventos culturais, como saraus, raves culturais, exposições, etc.  Mais do que um espaço para contemplação artística, o Espaço Haroldo de Campos conserva as riquezas e a sensibilidade de uma metrópole que não para de crescer, é um local onde a simplicidade de cada palavra é materializada e toda expressão poética encontra seu espaço.







Anúncios

Tags:,

Categorias: Especial

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

3 Comentários em “São Paulo em versos”

  1. 25 de janeiro de 2010 às 20:46 #

    Nunca tinha ouvido falar desse local, mais pelo que eu li no post deve ser LINDOOOOOO e olhando essa foto da para imaginar a beleza do local ^^!!

  2. Lucas marcelino
    26 de janeiro de 2010 às 8:34 #

    Já tive o prazer de tirar uma soneca numa das poltronas da Casa das Rosas em plena segunda-feira. Um verdadeiro oásis em meio à Paulista. Fora o jardim que é muito bonito!!!

  3. 26 de janeiro de 2010 às 9:34 #

    Thaís, parabéns pelo trabalho! O blog está muito, muito bom! Infelizmente, não estou com tempo para me dedicar e aceitar o seu convite para participar da equipe, mas acompanho sempre!

    Bom, dê notícias e não desista da Pandora, pq isso vai longe! =)
    Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: