Anúncios

Revolução científica

Por Thaís Teles

Uma capacidade ilimitada de mudar e adaptar tudo ao seu redor, o homem o “dom” de reinventar sua própria existência. A partir da Revolução Industrial, esse processo vem se superando e tranformando o ser humano em produto  de suas próprias invenções.

A sociedade passa por um processo intenso de reciclagem mental, suas ações e vontades são cada vez mais previsíveis. Exemplos de como nossos sonhos são descartáveis e que seguem o padrão imposto pelas grandes corporações é a quantidade de celulares, máquinas digitais e demais tipos de aparelhos eletrônicos que determinam o ritmo de vida de diversas pessoas e que se tornam obsoletos em pouco tempo. A sede pela inovação camufla a busca por respostas inovadoras e de grande relevância.

Perceber e ir de encontro a essas tendências modernas requer uma sensibilidade aguçada, qualidades presentes na personalidade do autor e jornalista Michael Brooks, que em seu livro “13 Things that don’t make sense” (13 coisas que não fazem sentido), lista uma série de anomalias presentes na sociedade e que a ciência não é capaz de explicar, ou seja, a humanidade tornou-se vítima de suas próprias criações.

Para dar credibilidade às suas teses, Brooks utiliza exemplos históricos para mostrar como estas anomalias são susceptíveis de conduzir a sociedade  para as próximas revoluções científicas. O autor ainda afirma que “em ciência, ser preso pode ser um sinal de que você está prestes a dar um grande salto em frente. As coisas que não fazem sentido são, de certa forma, a única coisa que importante”, Brook lista uma série de eventos que em uma época não fizeram sentido e que no decorrer dos anos acabou se tornando uma verdade incontestável, como quando um conjunto de anomalias celeste levou Copérnico a perceber que a Terra girava em torno do sol e não o inverso, ou ainda e na década de 1770, quando dois químicos descobertos oxigênio por causa de resultados experimentais.

Em suma, o homem inventa e reinventa a vida humana e dita novos padrões, capazes de alienar ou emancipar a sociedade, porém o Universo concentra uma série de mistérios que desafiam o conhecimento, capaz de tornar toda tecnologia  criada pelas mãos do homem  irrelevante perante a complexidade dessa imensidão negra.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Ciência e Tecnologia

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Revolução científica”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: