Anúncios

Ikebana: A arte da vida

Entenda como essa arte milenar conseguiu ajudar pessoas do mundo todo, só com arranjos de flores

por Giovanna Gomes

Maria de Lourdes de Oliveira Francisco, mais conhecida pelos seus alunos como Marilu, ensina artes há cerca de 35 anos. As pessoas não conhecem muito do que ela faz, talvez porque a “arte” que ela tenta ensinar, deveria ser bem mais praticada pelo seres humanos do que costuma ser. Marilu é nada mais nada menos que professora de Ikebana Sanguetsu: a arte das flores.
A Ikebana é uma arte tradicional do oriente e possui cerca de 500 anos, ela é praticada em vários lugares da América Latina e Europa. “É a arte que vivencia as flores através de galhos e plantas, trazendo à tona principalmente a aproximação das pessoas com a natureza”, explica a professora, que desde sua infância tem contato com o meio ambiente. Ela, que fez parte da igreja messiânica oriental e estudou no Japão, diz que sempre foi orientada por seus pais a fazer o bem para as flores.
Quando o assunto é Ikebana, não podemos deixar de citar a fundação Mokiti Okada, que hoje atua em todo o território nacional e em outros trinta países no mundo. Essa arte de arranjar flores existe desde o século VI d.C, mas se popularizou após a Segunda Guerra Mundial e de acordo com a professora, os ensinamentos vão além das aulas práticas “Nós ensinamos mais que plantar e fazer vasos de cerâmica, através das aulas os alunos vão se conhecendo melhor, porque sempre comparamos a Ikebana com a vida”, diz Marilu que a cada final de curso percebe o progresso de seus alunos “Se tirarem uma foto do primeiro dia de aula e comparecemos com uma foto tirada no último dia de curso, com certeza ninguém diria que eram as mesmas pessoas”.
Maria de Lourdes e a equipe da fundação, participam de algumas exposições que acontecem em diversos estados brasileiros. A mais recente dela foi na 7º edição do encontro nacional “Só Para Mulheres”, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi em Outubro, “Nós temos que fazer o bem pelo bem, não apenas o belo pelo belo”, ressalta.

Curso de Ikebana Sanguetsu 

Local: Fundação Mokiti Okada

Endereço: R. Morgado de Mateus, 77- Vila Mariana

Telefone: (11) 5087-5010

Grupo: 20 pessoas

Duração:10 meses

Site: www.fmo.org.br

Anúncios

Tags:

Categorias: Fotografia e Artes, Uncategorized

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Ikebana: A arte da vida”

  1. Simone
    6 de julho de 2011 às 20:16 #

    A harmonia de nossos corações está no amor a natureza. A arte das flores através da Ikebana ajuda a encontrarmos o equilíbrio num mundo tão adverso. Obrigada por este site partilhar conhecimento, e de alguma forma me ajudar, digo, ajudar a humanidade se tornar melhor. Simone Barroso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: