Anúncios

Fortaleza para as férias

Por Raquel Almada

 

Um pouco abaixo da linha do Equador, no estado do Ceará está a cidade de Fortaleza, que começou a ser conquistada em 1603 por portugueses e holandeses e vem crescendo a cada dia.  Com uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes, a cidade, composta em sua maioria por idosos, atrai estrangeiros, em especial os portugueses, com suas belas praias e grande infra-estrutura turística.

Em meio à grande diversidade de passeios e comidas típicas da região, os turistas e até mesmo os nativos ficam confusos com quais opções escolherem. Afinal são praias, feirinhas de artesanato, shoppings, boates para dançar forró e outros ritmos, restaurantes para degustar os pratos característicos da cidade e o famoso parque aquático Beach Park para visitar.

Comidas típicas

 

         Na terra do caju e da tapioca, quem for visitá-la não pode voltar sem ter degustado os derivados dessa fruta divina, como a castanha de caju tradicional, a caramelizada com gergelim, o doce de caju – similar ao doce de banana – e a cajuína – óleo extraído da castanha do caju.

         No café da manhã não pode faltar tapioca. Existem dois tipos, a tradicional, que é a que temos em São Paulo, preparada apenas com água e farinha de mandioca, que se assemelha a uma panqueca, porém mais seca, onde se coloca vários tipos de recheios, doces e salgados, e faz uma espécie de sanduíche com o disco da tapioca. O outro tipo é a típica do Nordeste mesmo, que é mais consistente e encorpada, feita à base de goma, fécula de mandioca, coco e leite de coco pra molhar a tapioca.

Para o almoço, o baião de dois com carne de sol e purê de macaxeira é indispensável. O famoso baião de dois é uma mistura de arroz, feijão de corda – característico do Nordeste – creme de leite e queijo branco. Já macaxeira é a mandioca ou aipim, levando um nome em cada região do país.

Tem ainda o Sirigado, um peixe da região sem espinho, servido com camarões e um molho à base de tomates, leite de coco, ovos e coentro, arroz e pirão. Outra peculiaridade é a canjica, que para os paulistanos são grãos de milho cozidos e servidos com leite, já lá em Fortaleza a canjica é o nosso curau, um doce feito à base de milho.

Passeios turísticos

 

         A cidade tem muitas praias para se visitar, mas o ideal para banhistas são as praias mais afastadas do Centro, como as praias do Futuro e Porto das Dunas. O problema das praias centrais são os esgotos que deságuam nelas, como ocorre muito no litoral paulistano, o que faz com que as águas fiquem poluídas.

         Na praia do Futuro, além de ter uma visão paradisíaca de uma praia limpa com água bem cristalina, o turista pode degustar um caranguejo da região e tomar água de coco.

         Na praia Porto das Dunas é onde se encontra o famoso Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Com muitos toboaguas, o parque faz a diversão das crianças e dos mais jovens. Já para os mais velhos, a maioria só vai para conhecer o parque, mas acaba não tendo muito proveito, pois a maioria dos brinquedos são radicais.

        

 Sérgio Lopes, avaliador patrimonial, diz: “O parque é bonito, mas não muito proveitoso para mim, que já tenho 50 anos. Fiquei a maior parte do tempo sentado na sombra pois não gosto de brinquedos radicais.”

         Para os mais novos, tem muitas opções, dentre elas o Insano, que é um escorregador gigante de 70 metros, equivalente a um prédio de 15 andares, onde a pessoa desce a uma velocidade enorme. Tem ainda o Sarcófago, semelhante ao Insano, mas fechado e com 40 metros de altura. A adrenalina vem à tona e os jovens e crianças se divertem muito no parque.

         Mas para os mais velhos, tem uma área útil muito ampla e gostosa de passear, bem pacata. Tem ainda restaurantes, lojinhas para comprar camisetas e souvenires e uma área com cadeiras para descanso.

Anúncios

Tags:,

Categorias: Atena, Nordeste, Turismo

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: