Anúncios

A vida sob diferentes focos

Por Thaís Teles

Um local onde qualquer cidadão é artista. Essa é a proposta do Museu da Pessoa, um museu virtual criado há 18 anos, cujo objetivo é preservar a memória humana.

Seu acervo  é estruturado na singulardade da vida humana, ou seja, ao invés de relíquias de artistas consagrados  as principais obras que compõem o museu são os depoimentos de pessoas comuns que têm seus caminhos entrelaçados com os de outros indivíduos, mas a pressa tão característica do contidiano não permite a troca de experiências ou idéias.

Não há idade, não há um tema específico. Qualquer pessoa pode registrar sua história e torná-la parte do acervo do museu. Segundo o site da instituição, “toda história tem valor e deve fazer parte da memória social”,  o fardo que os indivíduos carregam cotidianamente na busca pela estabilidade financeira, no sucesso profissional e no destaque perante as demais pessoas, fazem com que  as relações humanas sejam totalmente efêmeras e superficiais. Logo, a iniciativa do Museu da Pessoa, além de inovadora, contribui para que os visitantes fiquem mais sensíveis aos valores humanos e às histórias que compõem a trajetória de cada um.

Além de vídeos, o museu disponibiliza aos “visitantes” uma série de fotografias e depoimentos sobre determinada época ou lugar, como a coleção “Histórias que mudam o mundo”, composta por relatos de cidadãos de diferentes regiões brasileiras ou ainda a incrível história de “José”, um trabalhador rural que viveu durante dois anos como escravo contemporâneo.

Nada de filas, nem taxas, o único requisito para ter acesso às relíquias virtuais expostas pelo museu é apreciar a arte de viver e, a partir desta, estar apto a conhecer o infinito particular que singulariza a história de vida de cada ser humano.

Fontes: Museu da Pessoa e Programa Vitrine

Anúncios

Tags:, ,

Categorias: Atena, Exposições

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: