Anúncios

Aonde está Chico Mendes?

por Rafael Albuquerque

Em outubro de 2007, nove ONGs lançaram uma aliança para contribuir com o fim do desmatamento da floresta amazônica, propondo a redução do desmate a zero até 2015 através de um conjunto de medidas e metas anuais adotadas por setores do governo e também pela sociedade.

As ONGs são: Instituto Socioambiental, Greenpeace, Instituto Centro de Vida, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, The Nature Conservancy, Conservação Internacional, Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, Imazon e WWF-Brasil.

Depois de assegurar a realização dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião da cúpula Brasil-União Européia nesta terça-feira (06), retrucou um protesto do Greenpeace em frente à sede da cú. Segundo o presidente, o país não pode assumir a meta do desmatamento zero.

“Nem se o Brasil fosse careca poderia assumir uma meta de desmatamento zero, porque sempre vai haver alguém que vai cortar alguma coisa. O que o Brasil está fazendo é algo muito revolucionário e muito forte”, disse o presidente em Estocolmo.

Mas como um consolo, Lula defendeu a redução do desmatamento que já está acontecendo no país. Segundo ele, neste ano o Brasil terá o menor índice de desmate dos últimos 20 anos. Também lembrou que foi assumido pelo governo outro compromisso para que, até 2017, a derrubada de árvores caia em 70% e, com mais otimismo, chegarmos em 2020 com 80% a menos do número que hoje temos.

Vale lembrar que hoje o Brasil é o 4º maior emissor de poluentes do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Indonésia. Alem disso, aproximadamente 75% dos gases que contribuem para o efeito estufa emitidos por nosso país são provenientes dos desmatamentos e queimadas, especialmente na região amazônica.

Anúncios

Categorias: Artemis, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: