Anúncios

Ameaça natural

E não foi apenas em São Paulo que as chuvas pegaram de surpresa. E nem ao menos só no Brasil. Assim como as águas de março lembradas por Tom Jobim, as águas de setembro causaram um enorme estrago por onde passaram: Santa Catarina, São Paulo, Senegal, Escócia, Istambul…

Mas o fator preocupante não é apenas a mudança climática que o mundo vive, mas também a urgência que as cidades têm de se adaptar às mudanças. E não é por falta de aviso, já que, desde 2007, o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da ONU divulga que é muito provável o aumento na frequência de eventos de forte precipitação.

Há dez anos atrás, quem dissesse que teríamos tornados no Brasil seria chamado de louco. Mas em Santa Catarina essa história já é repetida. Ano passado, o estado foi vítima das fortes chuvas e a falta de adaptação cooperou para a destruição de várias cidades. Lugares como São Paulo, que é construída em torno do rio Tietê, precisam de mudanças o mais rápido possível.

Por exemplo: Amsterdã, capital holandesa, por estar muito abaixo do nível do mar poderá sofrer com outra mudança climática, o avanço dos oceanos. E para diminuir os possíveis impactos, seu sistema de diques foi reforçado. Londres, cortada pelo rio Tamisa, projeta reforços na chamada “barreira do Tamisa”, um sistema de comportas que controla o nível da água no rio. Medidas longe de serem tomadas por países mais pobres – os mais afetados – especialmente do hemisfério sul.

Anúncios

Categorias: Os titãs de Gaia [Meio Ambiente]

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: