Anúncios

Woodstock e os ritmos de sua moda

Em 1969, o Woodstock foi o marco da contracultura norte-americana. Milhares de jovens se reuniram em um grande terreno em Bethel, no estado de Nova York, nos Estados Unidos, para um festival de música que durou quatro dias com performances de Jimmy Hendrix a Janis Joplin. Apesar de não ter sido um evento de moda, celebrou a liberdade de se vestir.
Os jovens e músicos daquela época deixaram um legado. A paz e amor chegaram às roupas. O comportamento do movimento hippie atravessou a história do mundo e da moda.
O consumismo era rejeitado pelos hippies e o oriente era sua influência e inspiração. Esta devoção foi absorvida também nas roupas. Os brechós foram eleitos com uma alternativa para agregar o seu visual aos ícones nostálgicos dos anos 20 e 30 como os chapéus desabados, veludos, cetins e estolas de pluma.
Eles valorizavam o artesanato. Os sapatos e bolsas possuíam aspectos artesanais, próprios de culturas não industrializadas. Até os dias atuais, a admiração pelo artesanato manual rende feiras hippies em várias cidades do Brasil, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.Os hippies introduziram a moda unissex. Tanto homens quanto mulheres usavam calças jeans de boca larga, batas, bolsas a tiracolo e cabelos longos e desgrenhados.
As mulheres expunham mais o seu corpo com as minissaias, mas também ficaram mais românticas e despojadas. Inspiradas na cultura indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas eram peças obrigatórias.
A moda masculina passou de ser formal para tornar-se mais estilizada através de cores vivas e do ar psicodélico devido a influência do uso da droga ácido. Os coletes usados diretamente sobre a pele eram adorados pelos ídolos da música e virou mania entre os fãs.
Ainda hoje, a moda que se destacou em Woodstock é uma tendência e uma referência importante nas passarelas brasileiras e do resto do planeta. Muitas pessoas continuam seguindo o estilo hippie em busca de um maior contato com a natureza.
Por Érica Perazza
Anúncios

Categorias: Atena, Música, Moda

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: