Anúncios

Getúlio Vargas: há 55 anos na História

Em 24 de agosto de 1954, Getúlio Dornelles Vargas, o presidente conhecido como o “Pai dos Pobres”, suicidou-se com um tiro no coração vindo de revólver calibre 32, às 8h35, em seu aposento, no 3º andar do Palácio do Catete, na então capital federal, Rio de Janeiro.
 
Cerca de um milhão de pessoas dirigiram-se ao Palácio para o seu velório. Em seu diário, na data de 3 de outubro de 1930, Getúlio insinuava que se mataria caso fosse derrotado pela oposição: “Sinto que só o sacrifício da vida resgata o erro de um fracasso”. Anos depois, em 26 de julho de 1936, outra anotação foi feita acerca de sua morte: “Quando terminar o meu mandato, serei um vivo-morto, como tantos outros que andam por aí”.

 

Controvertido e autoritário, governou o país de 1930 a 1934 no seu governo provisório; de 1934 a 1937, quando foi eleito constitucionalmente pelo Congresso Nacional e n’O Estado Novo, de 1937 a 1945. Na segunda vez que governou o Brasil, de 1951 a 1954, foi eleito por voto direto.

Os paulistas tentaram derrubá-lo do poder em 1932 com a Revolução Constitucionalista, um movimento armado que tinha objetivo de promulgar uma nova constituição brasilera.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele entregou ao nazismos de Hitler a alemã judia e comunista Olga Benário, esposa do líder comunista Luís Carlos Prestes, que morreu na câmera de gás de um campo de concentração em 1942.
 
Muitos acreditam que o seu suicídio acabou adiando o golpe militar de 1964, pois Café Filho, um conservador, assumiu o poder.

É irrevogável que Getúlio deixou sua influência política até os dias de hoje, principalmente nos partidos PDT (Partido Democrático Trabalhista) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Por Érica Perazza
Anúncios

Categorias: Hermes, Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: