Anúncios

Brasil anuncia expectativas para reunião da ONU

por Rafael Albuquerque
 

Mesmo estando um pouco ausente dos noticiários que tanto ocupou nos últimos meses, o efeito estufa ainda há de ser combatido pelos grandes países que estão na chamada “fase de desenvolvimento”. E entre eles encontra-se o Brasil, produtor de biocombustíveis e exportador de commodities que, segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, registrará em 2009 o menor índice de desmatamento dos últimos 20 anos.

E Minc não poupou boas notícias nessa semana; comentou também que o país assumirá metas de controle do efeito estufa durante a reunião da cúpula da Organização das Nações Unidas – ONU – que acontecerá em Copenhague, na Dinamarca, no mês de dezembro, em que serão discutidas as mudanças climáticas e suas consequências para o planeta.
“Está definido que haverá [metas]. Isso é mais um avanço das discussões que estão tendo nossas equipes técnicas e vamos chegar a um número”, afirmou o ministro. Além de tais responsabilidades a serem assumidas, o governo também tomará a iniciativa de cobrar ações repressivas à emissão de CO2 na atmosfera de empresas e países: “O Brasil terá metas, mas naturalmente cobrará recursos, parcerias tecnológicas”, concluiu Minc.
E nas vésperas da reunião em Copenhague, algumas empresas brasileiras já iniciaram algumas mudanças. Um grupo de grandes indústrias comunicou, em uma carta entregue à Minc, que foi assinado um compromisso comum, com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 do setor industrial. Com isso, pode-se especular que os empresários tenham a expectativa de um governo mais ofensivo e firme nas futuras negociações sobre o aquecimento global. Resta que haja cobrança também pela população, já que, cada vez mais, são comprovados os riscos à saúde provocados pela poluição.
Anúncios

Tags:

Categorias: Artemis, Os titãs de Gaia [Meio Ambiente], Território Nacional

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: