Anúncios

Detalhes urbanos em foco

Artista enxerga nas ruas de São Paulo uma nova maneira de fazer arte

Por Thaís Teles


Imediatismo, ansiedade, pressa. Características comuns que integram a grande maioria da população das grandes cidades. A exposição “Neon Marginal”, do fotógrafo Daniel Bernardinelli, fugia do óbvio e dava ao público a chance de enxergar a arte presente na luzes que iluminam a metrópole paulistana.
Retas, curvas, formas diversas e inéditas são destacadas pela combinação infinita de cores e luzes. Não se tratava de uma obra abstrata, mas sim de manifestações artísticas expostas em inúmeras fachadas de pontos comerciais de São Paulo: o neon, “utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1923 (…). Nessa época, a propaganda dizia: ‘a última e mais artística forma de iluminação em propaganda luminosa’. Era a tecnologia produzindo arte”, disse o fotógrafo Daniel Bernardinelli.
A exposição “Neon Marginal” foi gerada com o intuito de retratar a cidade a partir de uma análise minuciosa do neon presente em letreiros e fachadas. Essa finalidade guiou toda captação das imagens agregada à “regulamentação da Lei Cidade Limpa (em São Paulo), que pretende eliminar a poluição visual proibindo qualquer tipo de publicidade externa, situação que culminou no registro e pesquisa das instalações para preservação das imagens. Passei a fazer um levantamento dos locais onde havia neon, uma espécie de mapa com roteiro. O projeto também nasceu com algumas referências artísticas visuais, como ‘São Paulo no logo’, de Tony de Marco, por exemplo. Comecei fotografando a Rua Augusta e os neons mais interessantes”, afirmou Bernardinelli
A mostra reúne 63 fotografias que retratam desde igrejas a sexy shops. Todos os anúncios foram captados com o olhar atento do fotógrafo agregado ao compromisso com a história dessa expressão das grandes cidades. Indagado sobre os desafios de retratar esses detalhes urbanos, Bernardinelli afirma: “O maior desafio é conseguir olhar a cidade de uma outra maneira, mais bonita, mais poética e possível. Enxergar outras possibilidades em uma metrópole como São Paulo é um desafio por si só. Mas um desafio alcançável.”
“Neon Marginal”, permaneceu até o dia 31 de maio na sala Octaviano Armando Gaiarsa, no Museu de Santo André. De acordo com o fotógrafo: “Há pretensão de levar a exposição para outros lugares. E ao mesmo tempo trazer outros lugares para dentro da exposição. Quero registrar outras cidades, inclusive outros países. Mas essa é uma próxima etapa”, afirmou.

Anúncios

Categorias: Atena

Pandora nas redes sociais

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

um comentário em “Detalhes urbanos em foco”

  1. Mariana F.
    23 de junho de 2009 às 2:19 #

    Parabéns pela matéria!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: